images

11 jan 2019

Sobre miopias, "reclamildos" e protagonismo: o novo jeito de fazer saúde da universaúde

"[...] Para trás nem pra pegar impulso!"[Clóvis de Barros Filho]


Pelas andanças por todo o Brasil afora, não é raro ouvir de gestores e profissionais de saúde o desejo da aprendizagem continuada, do aperfeiçoamento constante. Sim, sim, tem muita gente "ligada", que se engaja, que se indigna cotidianamente e com desejo imenso de crescer e de se tornar cada vez melhor profissionalmente. Porém, aspectos estruturais ainda travam este "pulo do gato" a bem da verdade: o acesso ao conhecimento persiste como dificuldade para muitos a considerar as heterogeneidades próprias de um país com dimensões continentais e até a dificuldade de acesso a internet que persiste nos locais mais distantes dos grandes centros.. 

Há diversas iniciativas interessantes por aí afora. Boa parte delas tem relação com cursos gratuitos de Universidades distintas, tipo "lato sensu", com duração de um ano em média e que acabam por fazer sentido ao público apenas pela obtenção do diploma. Com o tempo, sobretudo em meio as circunstâncias complexas que atravessam a realidade dos serviços, não é raro constatar desânimo e afetação que por fim acabam por contribuir para a desistência e a involução dos aprendizes junto as propostas.

O que dirá então quanto ao impacto desejado que estes cursos causem junto aos trabalhadores e, por sua vez, junto ao público nos seus respectivos serviços?! Uma vez que não perseveram, estes cursos representam verdadeiras "oportunidades perdidas" para gestores e trabalhadores em geral - sem considerar o representativo investimento do Estado para que isto fosse possível, enfim. Há algo de errado e que precisa ser revisto, está claro..

Preocupados com isso, pensamos assim: em meio as condições que temos atualmente, o que é possível fazer? Continuaremos submetidos assim as circunstâncias silenciosamente, incomodados e "reclamildos" por não sermos contemplados pelos outros com agendas e conteúdos que nos fazem falta? Ou nos movimentamos em busca disso que sentimos falta de forma organizada e com mais gente interessada e articulada para que possamos compartilhar nossos conhecimentos em rede a fim de nos apoiarmos colaborativamente e contribuirmos para a circulação das nossas histórias e nossos aprendizados?

É fato: tal mudança só será alcançada se investirmos em educação! Neste caso na educação de gestores e profissionais. Aliás não apenas educação, ousaria dizer. É preciso apoio, estar disponível, atento, cuidadoso, do ladinho ali da pessoa mesmo pra ouvir, escutar. E é isso que conquistamos com a UniverSaúde: nós disponibilizamos um espaço virtual que oportuniza a troca de experiências e de conhecimentos com gente referência em suas áreas aliado ao acesso facilitado via tecnologias digitais. Isto conferirá potência para a atuação dos nossos pares, qualificará suas práticas nos diversos serviços e impulsionará as pessoas certamente às mudanças para as situações que desejamos recriar.

Este é o novo jeito de fazer Saúde que avançamos na UniverSaúde por meio da frente "UniverCursos"! Com o UniverCursos, através do Portal ou mesmo do Aplicativo para dispositivos móveis, levamos conteúdos de qualidade e oportunidades para a educação permanente e aprendizagem continuada para a palma das mãos das pessoas, facilitando nossas trocas e a conquista de mais qualidade no jeito de fazer Saúde, apoiando-os nos momentos de dúvida ou maior dificuldade. Além disso, oportunizamos para este mesmo público um canal "tira-dúvidas" online 24 horas, direto com especialistas nas mais diversas áreas da Saúde, por meio do qual é possível a troca de conversa, de arquivos e a construção conjunta de um olhar capaz de subsidiar a tomada de decisão pelo Colega que desejou compartilhar a situação que se apresentou ali, "no isolamento"..

É isso: acreditamos firmemente que com trabalho em equipe e espírito de liderança avançaremos juntos no tecimento desta rede colaborativa para o apoio e educação de gestores e profissionais de Saúde em serviço, conferindo cuidado e proteção.

Contamos com você, gestor e profissional de saúde de todo o Brasil, dos públicos governos e dos serviços privados, na participação ativa e divulgação desta grande chance para o devir da Saúde de nosso país! Vibre conosco em favor do cuidado com quem cuida de forma prática e objetiva, do cuidado com nossos Pares dos mais diversos lugares. Protejamo-nos!

Somos que vamos em favor de uma Saúde cada vez mais digna e humana!

Conheçam mais o nosso trabalho! Acessem: http://univercursos.com.br/assinaturas/