15/05: homenagem aos Assistentes Sociais pelo seu dia

Maria Aparecida Pinheiro Piedade [1]
Membro do Time de Lideranças e Mentora Associada da UniverSaúde

Uma questão levantada durante este nosso período de quarentena devido a epidemia de Coronavírus diz respeito a economia, aos milhares de trabalhadores formais e informais parados ou em home office, aos locais fechados, as demissões a queda na renda das famílias que fizeram com que governos de diversos países, incluindo o Brasil, elaborassem medidas para socorrer as famílias, entretanto ainda insuficientes.

Este momento escancara o que muitas vezes estava “escondido”, mas que não podemos dizer desconhecido: a enorme desigualdade social existente em nosso país. As questões sociais advindas desta desigualdade serão inúmeras na nova realidade social a ser trabalhada pós pandemia, frente as escassas políticas publicas hoje existentes e que o cenário aponta para necessidade de serem repensadas.

Num momento em que se fala que teremos um “novo normal”, o Assistente Social, como muitos outros profissionais que hoje estão na linha de frente, vai contribuir sobremaneira na leitura das políticas sociais envolvidas nas situações. Ele será um mediador, um articulador e reúne potência para colaborar com sua prática na construção e reconstrução deste “novo normal”.

Penso no juramento de formatura quando nos comprometemos de, no exercício da profissão, ter compromisso ético, político e profissional com a sociedade, a defender direitos sociais e lutar pela eliminação de todas as formas de preconceito. Juramos fortalecer a democracia buscando uma sociedade mais igualitária e justa.

O Assistente Social atua nas relações expressas no dia-a-dia, tem acesso a quase totalidade da vida cotidiana das pessoas com as quais trabalha e é na vida cotidiana que os cidadãos não só  reproduzem a sociedade, mas também é nela que estes mesmos cidadãos se renovam! No cotidiano criamos novas alternativas de vida, novas alternativas sociais, que são expressas nos movimentos da própria sociedade.

PARABÉNS A TODOS NÓS ASSISTENTES SOCIAIS!

_______________________________________________

[1] Maria Aparecida Pinheiro Piedade – Assistente Social (PUC-SP) e Especialista em Saúde Pública (USP-SP). Formada em gestão de projetos de investimentos em saúde (UAB-ENSP-FIOCRUZ) e em aperfeiçoamento de educação em saude – Facilitadora do processo ensino-aprendizagem à distância (ENSP-FIOCRUZ-Sírio Libanês)

Categories:

Tags:

Comments are closed