A UniverSaúde e as perspectivas para 2020

Erico Vasconcelos [1]
Diretor-Fundador da UniverSaúde

Nossa animação aqui é grande para o que temos por diante! Tantos desafios para a Saúde que se apresentam para o momento, não? Isso nos motiva, pois temos movimentos que reúnem potência para lançar as sementes para um novo tempo! E temos a convicção que sua companhia conosco fará toda a diferença no desenvolvimento das nossas ações..

A UniverSaúde nasce em 2017 depois da minha experiência recente de praticamente três anos atuando no então chamado Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Vivi momentos especiais ao lado de muita gente valiosa e dedicada ao Sistema Único de Saúde do nosso País, essa jóia preciosa que muitos desconhecem e que é fruto de uma conquista histórica de nossa Sociedade. A ideia inicial era reproduzir aquilo que aprendi a amar fazer, que eram as ações de apoio e educação para gestores e profissionais de saúde. Já havia vivido algo parecido em uma organização social de saúde aqui em São Paulo-SP mas nada parecido com o alcance e com as dimensões que acabei por me apropriar ao viajar e conhecer o que acontecia em praticamente o País todo.

Assim acabei por seguir apostando no público governo, perseverando no propósito de apoiar as pessoas que heroicamente assumem o protagonismo de “pilotar” estas organizações tão especiais e com potencial para repercutir suas ações de forma importante para a vida de outras tantas. A modalidade presencial predominava ainda no desenvolvimento deste trabalho. Sentia que isto se fazia ainda necessário em razão do desejo das pessoas de ainda terem eu e minha equipe ali mais por perto fisicamente mesmo, mas fato é que escalamos pouco, levando tais experiências para mais gente. Eis que chegamos num momento importante agora!

A transformação digital da UniverSaúde inaugura um novo tempo em nossa história! Com as experiências que acumulamos nestes quase três anos de trabalho com organizações públicas de saúde fundamentalmente, reunimos potência para lançar as sementes para um novo tempo no instante em que associamos tecnologias digitais às nossas ações! E assim nos encorajamos a criar três grandes frentes de ações que lidam com os três aspectos que julgamos mais críticos no desenvolvimento das ações de saúde em nosso País: gestão, educação e o acesso das pessoas aos serviços numa proposta muito parecida com a do aplicativo “Waze”. Sim, isso mesmo. Somos como um “Waze” para as organizações públicas e privadas de Saúde que indica o melhor caminho a seguir, considerando os desafios que ajudamos a serem identificados e melhor conhecidos bem como o tempo para a conquista dos resultados esperados.

Para cada uma destas frentes demos um nome para a solução, tal qual apresentamos abaixo, vejam:

1-UNIVERGESTÃO: diz respeito a frente de “Apoio à gestão” que nos propomos a realizar junto a organizações públicas e privadas. Trata-se de uma ação para o cuidado com os gestores de Saúde voltada para a adequação dos custos à realidade fundamentada nas melhores práticas de gestão e associando o uso de tecnologias digitais. É comum observarmos gestores tomados por diversos compromissos em uma agenda exigente e que demanda um perfil multitarefa e respostas imediatas. O cenário atual impõe desafios distintos de âmbito relacional entre as pessoas que compõem as equipes de Saúde. Esta rotina estressante indica a necessidade de um cuidado com o cotidiano do ambiente de trabalho e de um apoio para que o manejo destas ações ocorram de modo a corresponder aos objetivos e resultados esperados para as organizações. Nosso método se desenvolve em projetos de 100 ou 300 dias e se pauta pelo “tripé de sucesso para a gestão das organizações de Saúde” caracterizado pela relação custo-efetividade, pelo engajamento do capital humano e pela satisfação dos usuários. Assim queremos nos aproximar de organizações públicas e privadas para compor e recriar as situações que se apresentam,

2-UNIVERCURSOS: propomos com esta frente de ação pautada pela educação o tecimento de redes colaborativas para impulsionar a gestão do conhecimento nas organizações de Saúde por meio de gestores e profissionais sensíveis à oportunidade de fazerem valer suas histórias e experiências. Neste momento específico, estamos propondo o desenvolvimento de ações junto às Casas Legislativas Municipais para formar Vereadores sobre o SUS e também a realização de uma série de cursos de aperfeiçoamento profissional na modalidade semipresencial em parceria com o Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do estado de São Paulo (SINDHOSFIL). Não deixem de conferi-los em https://sindhosfil.com.br/clube-de-parceiros/. Por fim,

3-UNIVERAGENDA: que se configura como a chance de aproximar gestores de clínicas e hospitais privados para a qualificação das suas relações com seus públicos utilizando tecnologias digitais. Vamos conectar as pessoas com as organizações de uma forma inteligente e potente com resultados que farão toda a diferença como nunca antes tinha sido visto. Isto porque tem sido comum observarmos profissionais de saúde de clínicas e hospitais ociosos devido as faltas de pacientes às consultas, o que geram prejuízos de operação e desperdícios financeiros de toda ordem. Assim nós criamos uma solução de agendamento online de consultas totalmente personalizada à realidade de clínicas e hospitais e disponibilizamos a oportunidade deste agendamento em um portal na internet e em dispositivos móveis. Com ela os gestores conseguem maior eficiência operacional e financeira a partir de um espaço virtual que oportuniza protagonismo e o maior vínculo dos pacientes com as organizações, diminuindo o tempo de agendamento às consultas e reduzindo as faltas. Nosso objetivo é inovar a gestão do acesso utilizando tecnologias digitais para reduzir faltas, desperdícios financeiros e otimizar faturamento das organizações de saúde.

Conheça mais sobre o que fazemos com a UniverSaúde em http://www.universaude.com.br. Faça contato conosco!

__________________________

[1] Erico Vasconcelos é cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, em liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e com MBA em gestão de pessoas. É apaixonado pelos desafios da gestão dos serviços de saúde. Há 15 anos atua na gestão da Atenção Básica, do SUS, na Segurança e Qualidade e na Gestão Estratégica de Pessoas. Foi gestor de saúde de diversas organizações privadas e municípios. Recentemente atuou no governo federal elaborando políticas e desenvolvendo ações de apoio e educação. Desde 2005 atua na formação em serviço de gestores e profissionais de saúde pelo Brasil afora. Trabalhou como Tutor e Coordenador de Cursos na EaD da ENSP, UnASUS-UNIFESP e na UFF. Foi Professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em outros cursos de várias Universidades. Fundou a UniverSaúde em 2017, uma startup de educação para a Saúde. Já trabalhou em mais 30 organizações e hoje atua em 6 projetos incríveis e potentes. Ama de todo coração Juliana, sua esposa, e seus filhos Letícia e Theo.

Categories:

Tags:

Sem respostas no momento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.