AVISACorona: informação, inteligência e tecnologias digitais para vencermos a epidemia de COVID-19

Erico Vasconcelos [1]
Diretor-Fundador da UniverSaúde

Estamos acompanhando o cenário da epidemia de COVID-19 no Brasil que assume contornos cada vez mais dramáticos em um instante que a doença parece estar sem controle. Pela última atualização do Ministério da Saúde em 13/05/2020 tivemos 188.974 casos confirmados e 13.149 mortes.

A subnotificação dos casos de COVID-19 impossibilita a leitura real do cenário atual e a inquietação pelo isolamento gera instabilidade social e política devido as pressões pela retomada da atividade trabalhadora e econômica. A pressão por parte dos empresários permanece grande.

China e Coreia do Sul nos ensinaram com suas experiências consideradas exitosas que o controle da transmissão do Coronavírus demanda a associação de informação, inteligência gestora e tecnologias digitais para a geolocalização dos suspeitos e a pronta resposta para o diagnóstico e isolamento dos casos confirmados.

Mas e no Brasil? Qual caminho seguir? O que fazer para a reversão deste cenário?

O cenário atual é de guerra contra o Coronavírus e todas as questões q não estiverem relacionadas ao enfrentamento das suas causas são menores! Esta é a missão do AVISACorona da UniverSaúde.

Assim, no alto do nosso protagonismo e senso de liderança como referência temática para a Saúde em nosso País criamos o Aplicativo AVISACorona que se propõe a acabar com o ciclo de contaminação do Coronavírus, localizando os casos em tempo real e tratando-os isoladamente para evitar internações e o iminente colapso dos sistemas de saúde.

O AVISACorona apresenta como principais e mais potentes recursos:

1-QUESTIONÁRIO PARA O REGISTRO DO ESTADO DE SAÚDE DAS PESSOAS: esta é a questão talvez mais crucial! Pra gente ganhar da epidemia precisaremos pactuar objetivos, nos unir e coordenar esforços coletivamente. Está posto, isto é uma unanimidade. Há vários jeitos de fazer este preenchimento do questionário com o AVISACorona seja por meio da população propriamente dita, por “busca ativa” dos profissionais de saúde ou outros possíveis de serem considerados. Esta possibilidade do cliente definir a melhor estratégia para a coleta dos dados segundo a sua realidade é um dos pontos que nos diferenciam!

2-ACESSÍVEL EM CELULARES, TABLETS E EM UMA PÁGINA NA INTERNET: além da possibilidade do acesso via celular ou tablet, o Aplicativo AVISACorona também será acessível em uma página na internet que reunirá os dados informados pelos usuários sobre seu estado de saúde devidamente geolocalizados, georreferenciados e geoprocessados para a melhor gestão da epidemia de Coronavírus,

3-“PAINEL DO GESTOR”: todos os dados informados no questionário vão para um “Painel do Gestor”, totalmente na nuvem e acessível de qualquer computador ou dispositivo móvel, onde o Gabinete de Crise da epidemia obterá evidências por meio de gráficos e relatórios para a melhor coordenação das ações.

4-TELEMEDICINA INTEGRADA: diante dos casos suspeitos será possível acionar os pacientes via telemedicina, integrada à Aplicação, orientando as pessoas à distância quanto as providências, tornando desnecessários os deslocamentos a depender da avaliação da Equipe de Saúde, na segurança e conforto dos seus lares.

5-MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DE OUTRAS CONDIÇÕES DE SAÚDE: com um pequeno custo adicional, o AVISACorona tem potência para extrapolar a causa do combate ao Coronavírus para monitorar remotamente e em tempo real também outras condições de saúde que demandam cuidado por parte da gestão e da população como a hipertensão, a diabetes, a dengue, etc.

Vamos todos juntos ganhar da epidemia! Vamos todos fazer valer o que temos de melhor, quebrando o circuito de contaminação nos municípios para baixar a incidência de casos e evitar internações e o colapso dos sistemas.

__________________________________________

[1] Erico Vasconcelos é cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, em liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e com MBA em gestão de pessoas. É apaixonado pelos desafios da gestão dos serviços de saúde. Há 15 anos atua na gestão da Atenção Básica, do SUS, na Segurança e Qualidade e na Gestão Estratégica de Pessoas. Foi gestor de saúde de diversas organizações privadas e municípios. Recentemente atuou no governo federal elaborando políticas e desenvolvendo ações de apoio e educação. Desde 2005 atua na formação em serviço de gestores e profissionais de saúde pelo Brasil afora. Trabalhou como Tutor e Coordenador de Cursos na EaD da ENSP, UnASUS-UNIFESP e na UFF. Foi Professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em outros cursos de várias Universidades. Fundou a UniverSaúde em 2017, uma startup para a Saúde que ajuda gestores do SUS a fazerem mais e da melhor maneira possível com menos dinheiro, associando informação e inteligência por meio de tecnologias digitais. Já trabalhou em mais 30 organizações e hoje atua em diversos projetos potentes com organizações públicas e privadas.

Categories:

Tags:

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *