Gestão da Saúde em tempos de COVID-19

Marileni MN Martins [1]
Mentora Associada da UniverSaúde

Lembrando Einstein “Na natureza tudo passa. O traço característico da existência é a impermanência”.

Tudo que era organizado, planejado até 20 dias atrás está em plena desconstrução. A incerteza dos resultados, a volatilidade dos eventos, a complexidade no atendimento, seja nas atuações fim ou meio e por fim a ambiguidade, pois existem muitas formas de se interpretar tudo isto que está acontecendo.

O gerenciamento de todo este processo que aumenta ou diminui de tamanho dependendo do fluxo de acesso, população maior ou menor, mas as dificuldades de execução gerencial são basicamente as mesmas:

Como implementar a Portaria MS 395 de 16 de março de 2020?
Executar compras em caráter de emergência, como fazê-lo?
Terei que solicitar a Câmara suplementação orçamentária, como?
E a prestação de contas, como ficará?

Precisaremos reorganizar o Programação Anual de Saúde (PAS), ajustar o Orçamento e com isto reorganizar toda a execução orçamentária.

Olhares difusos para a execução, o Controle Interno, a Prestação de Contas- Lei 8.666, artigo 24, Inc. IV, observando a comprovação da necessidade.

Necessário sermos eficazes para que não haja interrupção no fluxo do atendimento, por descompasso dos processos de compras, cientes de todo o volume de serviços que se junta ao já existente (urgências, TRS, Dengue, dentre inúmeros outros).

Num cenário de dificuldades colocadas pelo baixo financiamento e atrasos nos repasses, precisamos ser ágeis na análise dos atendimentos vigente e traçarmos novos rumos, objetivando o atendimento de toda demanda com qualidade, sem nos desviarmos da otimização dos recursos disponíveis.

CONHEÇA A AÇÃO QUE FARÁ TODA A DIFERENÇA JUNTO A SUA GESTÃO DA SAÚDE DO SEU MUNICÍPIO!

O público alvo para esta ação é composto por Gestores, Servidores da saúde, Controladores Internos, Assessores, Gerentes, Supervisores, faturistas, profissionais envolvidos no processo de compras.

Temos uma página especialmente produzida para conversarmos mais sobre este trabalho! Acesse: http://www.universaude.com.br/covid-19

Ou contate-nos por e-mail em contato@universaude.com.br, por telefone em [11] 4425-3913 ou [11] 99282-5101/99436-2526 [WhatsApp] ou pelo Chat da UniverSaúde em http://www.universaude.com.br

#gestão #orçamento #controle Interno #prestaçãodecontas #SUS #COVID-19 #COVID_19 #covid #covidsolutions #corona #coronavirus

____________________________

[1] Marileni Marta Nascimento Martins, é Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela F. M./DSC- UFMG, Especialista em Ativação do Processo Mudança na Formação Superior dos Profissionais de Saúde. ENSP- FIOCRUZ, atua há mais de 30 anos na Gestão em Saúde. É Palestrante, Consultora e Coach em Gestão da Saúde. Atual Líder do Time de Lideranças da UniverSaúde e nossa Mentora Associada.


Categories:

Tags:

Sem respostas no momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *