Liderança empreendedora em Saúde

Carolina FC Damato
Mentora Associada da UniverSaúde

Assumir riscos calculados, gostar de trabalhar com pessoas e trabalhar com mudanças tecnológicas, possuir a capacidade de desenvolver competências técnicas para ordenar conhecimentos indispensáveis, ter visão crítica em relação às ações que deve tomar, auxiliar os membros da equipe a ajustar seu comportamento para buscar metas e encontrar satisfação pessoal neste processo são algumas das características do líder empreendedor.

Esse modelo de liderança tem sido destaque nas discussões do tema nas organizações de saúde, por considerar um modelo que traz eficácia, sustentabilidade, resolutividade e satisfação pessoal tanto do líder quanto da equipe.

No entanto, o que se tem na prática é a necessidade de adotar modelos de liderança mais contemporâneos, que possam preparar a organização de saúde para o modelo empreendedor, dada a característica de criatividade dos empreendedores, que partem do comprometimento constante com a prática de inovação. A busca pela competitividade e garantia de espaço no setor da saúde, atualmente, denota a necessidade de maiores investimentos, que agreguem diferenciais competitivos, para além das questões tecnológicas e assistenciais. Assim, compreende-se a liderança empreendedora como modelo a ser adotado para o alcance desse objetivo.

Conhecimento do negócio da organização e suas peculiaridades; administração no presente enquanto cria o futuro; transformação de ameaças em oportunidades; paixão por resultados; desenvolvimento de novos líderes; formar de equipes integradas, coesas e comprometidas; olhar focado na evolução são traços observados no líder empreendedor.

Há estudos que apontam que os ambientes propícios à criatividade e inovação são capazes de garantir sucesso no ambiente de trabalho e isso tem se tornado diferencial no mercado, demonstrando melhores desempenhos nas organizações que tem em seus líderes o valor do empreendedorismo, uma vez que essa característica se torna um diferencial no mercado por melhorar o atendimento aos clientes, buscando a inovação, a evolução constante da organização e valorização do potencial de cada profissional.

Isso vem ocorrendo dada a constante mudança e globalização no mercado em que serviços de saúde precisam de transformações estruturais, culturais e financeiras.

Contudo, observa-se que o cenário precisa de profissionais dispostos para avançar nestes aspectos. Nesse sentido, são necessárias ações nas áreas de planejamento estratégico, redução de custos, sustentabilidade financeira sem perder qualidade assistencial, além de investimento em sistemas de informações com bases de dados robustas e consistentes. Este cenário reforça o contexto da globalização que busca resultados positivos e competitividade no mercado.

É notório que o olhar da liderança nessa direção é fundamental na gestão das organizações de saúde, uma vez que tem papel de mobilizar, influenciar e comunicar a visão organizacional, de modo a inspirar, motivar e capacitar à equipe com vistas objetivo de alcançar essa visão.

O estilo e modelo de liderança deve acompanhar o contexto de constantes mudanças e globalização para garantir a competitividade no mercado, a eficácia nos resultados, a qualidade da assistência e a satisfação de todos os profissionais que compõem a equipe.

________

[1] Carolina FC Damato é fonoaudióloga pela PUC-SP, mestre em Saúde Materno Infantil pela UNISA, com MBA em Gestão em Saúde pela FIERP USP,  membro do Time de Lideranças da UniverSaúde , membro do Departamento de Saúde Coletiva da SBFA gestão de 2017- 2020 ocupando cargo de vice- coordenadora do Comitê de Políticas Públicas em Saúde, com experiência na gestão de serviços de Saúde, com atuação na gerência de unidades de saúde da Atenção Básica nas diferentes modalidades de atençao e também de serviços de atenção especializada, incluindo Hospital Dia.

Conheça mais sobre a UniverSaúde. Vamos juntos transformar o jeito de fazer Saúde no Brasil! Acesse: universaude.com.br e clique no Chat pra fazer conversar conosco. Ou mande um email para contato@universaude.com.br 

#UniverSaúde #UniverCursos #gestão #cuidado #SUS #organizacoesdesaude #smartcities #Saude

Categories:

Tags:

Sem respostas no momento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.