Orientações para o Início do curso “Liderança e Desenvolvimento Gerencial” para gestores dos municípios de Ilhabela e Guaratinguetá

Oi pessoal,

Seguem pra vcs aqui abaixo neste email as DEZ DICAS QUENTES contendo as orientações para acesso e realização do Curso de Liderança e Desenvolvimento Gerencial para gestores e profissionais de saúde dos municípios onde a UniverSaúde atua em parceria desenvolvendo projetos de apoio e educação, ok? 

Proponho a seguinte combinação neste instante importante, vejam:

1-a proposta: o curso “Liderança e Desenvolvimento Gerencial para gestores e profissionais de saúde” nasceu da minha percepção de que boa parte dos problemas observados nas organizações de Saúde guardam estreita relação com o pouco senso de liderança das pessoas e de gerenciamento dos processos das pessoas que compõem suas equipes. Isto infelizmente é possível de ser observado pelo país afora e repercute negativamente por todo o território nacional,

2-nossa missão: trata-se então de uma iniciativa da UniverSaúde, por meio de nosso Portal Educacional UniverCursos, de subverter as circunstâncias que ora se apresentam pra nós ao contribuirmos para o tecimento de redes solidárias e colaborativas que oportunizem maior fortaleza e potência para a atuação das equipes gestoras e de trabalhadores das Unidades, 

3-duração e formato do curso: este curso tem 56 horas de duração, sendo composto por 7 módulos de 8 horas cada. Cada módulo por sua vez foi pensado para acontecer em 2 semanas, considerando que: 

a] PRIMEIRA SEMANA: a primeira semana terá como objetivo o estudo dos referenciais teóricos, o registro de pelo menos uma mensagem no Fórum de debates e a realização de avaliação e, 

b] SEGUNDA SEMANA: a segunda semana terá como objetivo a realização de tarefas associadas ao estudo da semana anterior, combinada com o registro de pelo menos uma mensagem no Fórum de debates e a realização da avaliação final. 

4-momentos presenciais: ao longo da realização do curso, a considerar os cronogramas de encontros presenciais nos municípios, sugerimos que sejam realizados momentos presenciais para que possamos explorar mais oportunidades para a troca e aprendizado entre os participantes. Tais momentos deverão ser combinados tão logo possível, 

5-modalidades e tutoria: o curso será teórico-prático feito à distância via Ambiente Virtual de Aprendizagem com minha tutoria remota e a de mais uma querida amiga com formação em Liderança, a Carolina Fanaro. Indicamos assim para que consigamos dialogar com os participantes e apoiar todo o processo de ensino-aprendizagem numa lógica problematizadora e com metodologias ativas. 

6-este curso NÃO É auto-instrucional! Este curso NÃO É auto-instrucional, daqueles tipo que você vai entrando e realizando sozinho no seu tempo, combinado? Nós não o fizemos assim porque nós ainda não acreditamos que cursos neste método impactem os trabalhadores do jeito como acreditamos. Tem que ter interação, diálogo entre os participantes e, sobretudo, geração de massa crítica – produto das trocas, dos ensinos e dos aprendizados entre nós. Por isso que o Fórum é a nossa “sala de aula virtual” do curso, e portanto o lugar mais especial pra gente viver e aproveitar o que o curso pode nos oferecer de melhor, porque é exatamente lá onde estão as pessoas, os nossos pares, correto? 

7-o sétimo e último módulo: como poderão observar, o sétimo e último módulo será voltado para a realização de um trabalho final em grupos menores, cuja combinação deveremos realizar num dos nossos encontros presenciais, ok? Este curso foi concebido numa proposta de “projeto aplicativo”, que é quando a gente combina estudo com atividades práticas para entregar ao final a solução para algum problema da Secretaria de Saúde, entenderam? Daí o sétimo módulo servirá pra apresentar a solução que você e seu Grupo consideraram para minimizar ou bloquear as causas fundamentais dos problemas relacionados a liderança e a gerência dos serviços..

8-acesso ao curso: para o acesso ao curso é preciso que vcs entrem em “Sua Conta” e digitem os dados de login e senha que foram fornecidos pela equipe de desenvolvimento da UniverSaúde via email. Uma vez logado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, vc poderá fazer o curso de duas formas: a] pelo Portal Educacional UniverCursos, basta que cliquem primeiro em univercursos.com.br > nossos cursos > cursos online e lá busquem o módulo do curso que desejem explorar, ok? b] pelo Aplicativo da UniverSaúde para celulares ou tablets, vá em “UniverCursos” > cursos online > e lá selecione o módulo que vc deseja explorar, ok? 

9-cronograma do curso: considerando então que temos 7 módulos do curso e que cada módulo tem a duração de 2 semanas significa dizer que o curso vai durar 14 semanas. Vendo aqui o calendário de 2019, proponho então as seguintes datas pra gente se programar pra fazer juntos, vejam:  Divulguem a todos os Colegas das equipes gestoras este email para que possamos nos alinhar na plenitude e assim dar conta das atividades, ok? 

09 a 15 de setembro – Módulo 1

16 a 22 de setembro – Módulo 2

23 a 29 de setembro – Módulo 3

30 de setembro a 06 de outubro – Módulo 4

07 a 13 de outubro – Módulo 5

14 a 20 de outubro – Módulo 6

21 a 27 de outubro – Módulo 7

10-por fim, mas não menos importante: apenas o módulo 1 está prontinho em folha, ok? O restante dos módulos eu e Carol estamos atualizando, combinado? Portanto, caso acessem os outros módulos fora do tempo pensado no cronograma acima é bem capaz que vcs não encontrem os conteúdos que de fato trabalharemos com vcs, ok? 

Sempre que tiverem qualquer dúvida quanto ao curso ou aos espaços virtuais para a sua realização, basta que acessem o Chat que fica no canto inferior direito da tela, combinado? A resposta, tanto da minha equipe de desenvolvimento como minha ou da Carol por lá é mais rápida e objetiva, ok? 

Seguimos juntos, um abraço a todos e vamos com tudo nesta oportunidade juntos! 

Estou muito feliz por estarmos unidos em torno dos propósitos de fazermos a diferença em mais esta chance de trabalho que temos juntos aqui, contem comigo, contem com a UniverSaúde!

 Um abraço, Erico Vasconcelos

CEO UniverSaúde

Categories:

Tags:

Sem respostas no momento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.