top of page

Mossoró-RN é o primeiro município a receber o "Selo de Eficiência" em gestão municipal do SUS

Erico Vasconcelos [A]

Em sua missão de apoiar gestores e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), a UniverSaúde tem tido a feliz oportunidade de trabalhar com gente muito especial e destacada na missão de cuidar de quem cuida para transformar o jeito de fazer saúde em nosso País ao longo dos últimos 7 anos.


Sim, sim, tem muita gente boa na gestão municipal do SUS! Políticos, gestores e profissionais destemidos que fazem a diferença e transformam realidades. Todos trabalhando duro para fazerem suas organizações "pararem de pé" financeiramente - em um cenário de desfinanciamento sofrido e de pressões sociais extraordinárias! - apoiando-as a partir da liderança e do gerenciamento enxuto dos seus processos internos.


Com a validação nacional do Índice de Eficiência Gestora (IEG) aplicado às Secretarias Municipais de Saúde, a UniverSaúde tem observado evidências e repercussões potentes! Este método oportuniza a melhoria dos processos internos das organizações e gera mais eficiência para a gestão, reduzindo perdas e desperdícios trazendo mais economicidade às Prefeituras. As organizações que atingem os percentuais esperados ganham um "Selo de Eficiência" em gestão válido por 12 meses.


Mossoró-RN foi um deles. Em um período de menos de 6 meses apenas, através de um projeto desenvolvido por meios digitais, foi possível observar um ganho de quase 40% de eficiência da Secretaria Municipal de Saúde em relação às melhores práticas gestoras nas dimensões custo-efetividade, engajamento dos trabalhadores e satisfação dos usuários. Em todas elas houve aumentos expressivos. O maior deles verificado na dimensão custo-efetividade, eleita prioritária para a atual gestão, com 141,1%.


"A UniverSaúde nos orienta e consegue identificar os pontos fracos para que seja possível construir um SUS melhor", diz Morgana Dantas, Secretária Municipal de Saúde de Mossoró-RN. Neste projeto foi possível ainda melhorar o Índice Sintético Final (ISF) do município no Programa Previne Brasil conquistando mais recursos financeiros para a Atenção Primária à Saúde.


Assista abaixo o depoimento da Secretária Municipal de Saúde de Mossoró-RN, Morgana Dantas:



Morgana foi peça fundamental para o sucesso desse projeto! Verdadeira líder, trouxe sua equipe para perto, pautou responsabilidades, delegou tarefas, "pilotando" este processo com sabedoria, escuta e bastante serenidade. Evoluía sempre nos planos de ação, tirava dúvidas e entregava as encomendas solicitadas.


Mossoró-RN indica o caminho para o sucesso da gestão municipal do SUS! Com uma Secretaria de Saúde sustentável organizacional e financeiramente, é possível sim fazer a diferença com uma gestão eficiente mesmo em meio aos enormes desafios que o contexto atual impõe. Morgana e sua equipe provam que as práticas gestoras alinhadas ao bom gerenciamento das ações propiciam estruturas com melhor operação, reduzindo perdas e desperdícios, entregando mais valor aos usuários com bons desfechos.


Vivaaa o SUS, vivaa Mossoró-RN e vivaa Morgana e sua equipe! Vocês fazem a diferença! Em breve compartilharemos mais evidências dos impactos que seguem sendo observados.


Quer levar este projeto para o seu município ou hospital? Quer conhecer mais sobre esta ação da UniverSaúde que evita desperdícios e melhora a eficiência da gestão das organizações de Saúde? Acesse http://universaude.com.br, clique no chat e fale conosco. Esperamos você!


_______________


[A] Erico Vasconcelos é cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, em liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e com MBA em gestão de pessoas. Há 18 anos atua na gestão da Atenção Básica, do SUS, na Segurança e Qualidade e na Gestão Estratégica de Pessoas de organizações de saúde. Foi gestor de diversas organizações privadas e municípios. Atuou no Ministério da Saúde entre 2013 e 2016 no Departamento de Atenção Básica elaborando políticas e desenvolvendo ações de apoio e educação. Desde 2005 atua na formação em serviço de gestores e profissionais de saúde pelo Brasil afora. Trabalhou como Tutor e Coordenador de Cursos na EaD da ENSP, UnASUS-UNIFESP e na UFF. Foi Professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em outros cursos de várias Universidades. Fundou a UniverSaúde em 2017, uma empresa que atua para evitar desperdícios e melhorar a eficiência da gestão da saúde. Já trabalhou em mais de 50 municípios e organizações. Atualmente desenvolve projetos com o Hospital Albert Einstein, o HCor, dentre outros diversos municípios pelo Brasil afora.

219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page