Erico Vasconcelos [A]
Somos únicos e sabemos que todos os dias das nossas vidas são potenciais celebrações da Saúde que gozamos. Das relações que mantemos e dos privilégios diversos que fazemos valer, graças ao Ser supremo.
Mas o dia de ontem foi único pra gente aqui na UniverSaúde. Me remeteu a diversas lembranças daquele começo difícil, com escolhas duras e angustiantes. Do luto por meu Pai na pandemia. Das repercussões pra minha família das ações que acreditava e defendia. Tudo isso imaginando que "um dia eu chegaria lá".
Sempre fomos muito convictos do que ampara a nossa caminhada aqui, empreendendo no Brasil, na Saúde e, pasmem, com governos! Vivi tudo muito "na pele" com muita honestidade e amor e, nesta permissão que me dei, aprendi muito! Em tese, teríamos todos os elementos reunidos para o insucesso. Aliás, quantos negócios assisti que ficaram pelo meio do caminho durante esta jornada de quase 10 anos? Investidores?? Imagine! Passam longe de negócios que dedicam a vida aos governos e à vida dos outros. Quantos "nãos" eu ouvi, lembro-me de cada um deles..
Esta premiação representa muito pra mim e pro nosso Time aqui! Tá recente e tenho dificuldades ainda para elaborar em palavras o sentimento e o real significado de tudo isso. De fato representa, no concreto, a tradução de um tempo de quase uma vida dedicada ao outro pautada pela humanidade e pelo amor. Bem simples assim mesmo. E pra mim é muito legal ver isto se sobressaindo, prevalecendo. Porque eu creio que ainda dá certo sim por aqui apostar na humanidade e no amor. Tem espaço. Esta premiação simboliza sim o sucesso de uma caminhada, de que estamos acertando mais que errando, mas sobretudo sinaliza que seguimos sendo chamados para um "despertar de uma nova era". E que a nossa responsabilidade segue gigante neste processo. Temos muito a fazer. E precisamos fazer muito mais.
Como negócio, tenho convicção de que ainda "não chegamos lá", mas sinto que evoluímos. O segredo? Trabalho, trabalho, uma boa dose de fé, paciência, resiliência e perseverança. "Mas de onde vem tamanha perseverança, Erico?", me perguntam. Pra mim tá claro: da firmeza de propósito! [acordei hoje com uma leitura bíblica que falava de propósito, daí a inspiração também! Rs]
Não há outro caminho para um País melhor, para uma Saúde Pública cada vez melhor, que não pela agenda do cuidado com quem cuida! Dedicar a vida aos governantes que se encontram em posição privilegiada para tomada de decisão é a ÚNICA SAÍDA para a transformação de alguns jeitos de fazer que penalizam gravemente a produção do cuidado com a nossa população e a sustentabilidade gestora do Sistema Único de Saúde.
Utilizar tecnologias como veículo para a operacionalização de tudo isso é a concretização de um grande sonho! Viver isso e estar sendo reconhecido e valorizado é mágico! Mas, como disse, a estrada é longa, há muito a desbravar pela frente, pois construir sentido para estes gestores ainda segue sendo um "outro enorme sonho". O desafio deste instante é tracionar e conquistar impacto social. Avançando assim conseguiremos enfim "chegar lá", eu acho, rs. Porque de nada valem as "premiações" ou quaisquer coisas que o valham sem a verdadeira repercussão concreta na vida das pessoas. Sem a real percepção de valor de que a vida está melhorando, de que os serviços estão sendo melhor prestados, de que há mais cuidado e carinho nas abordagens dos trabalhadores da Saúde quando doentes e pedindo ajuda. De que estamos envelhecendo com mais qualidade de vida, felizes por sentirmos que estamos com "mais Saúde" e curtindo com alegria a companhia das pessoas que mais amamos.
Essa é a nossa verdadeira missão aqui na UniverSaúde. Seguimos juntos firmes e fortes na missão de cuidade de quem cuida para transformar o jeito de fazer Saúde no Brasil!
_______________
[A] Erico Vasconcelos é cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, em liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e com MBA em gestão de pessoas. Há 19 anos atua na gestão da Atenção Básica, do SUS, na Segurança e Qualidade e na Gestão Estratégica de Pessoas de organizações de saúde. Foi gestor de diversas organizações privadas e municípios. Atuou no Ministério da Saúde entre 2013 e 2016 no Departamento de Atenção Básica elaborando políticas e desenvolvendo ações de apoio e educação. Desde 2005 atua na formação em serviço de gestores e profissionais de saúde pelo Brasil afora. Trabalhou como Tutor e Coordenador de Cursos na EaD da ENSP, UnASUS-UNIFESP e na UFF. Foi Professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em outros cursos de várias Universidades. Fundou a UniverSaúde em 2016, uma empresa que ajuda gestores a reduzirem custos e a captarem novos recursos com resultados rápidos, fortalecendo a governança e promovendo a sustentabilidade financeira e organizacional da Saúde. Já trabalhou em mais de 50 municípios e organizações. Atualmente desenvolve projetos com o Hospital Albert Einstein, o HCor, dentre outros diversos municípios pelo Brasil afora.
Comments