Erico Vasconcelos[A] Diretor-Fundador da UniverSaúde
Culpar os gestores municipais do SUS pelo desfinanciamento no Programa Previne Brasil é crueldade.
Fato é que a Política pune quem não “entrega” e acaba por desfinanciar exatamente os municípios mais frágeis – onde este recurso muitas vezes fazia toda diferença para a Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde.
Como se não bastasse, minimizar o “problema” com o argumento de que o “grosso” do financiamento não ocorre pelos componentes da política estabelecida evidencia a fragilidade do olhar dos gestores do momento. Qualquer dinheiro a menos para a Atenção Básica no SUS é inaceitável – a considerar o impacto negativo já testemunhado pelos municípios da perda do Piso da Atenção Básica (PAB) fixo após quase 20 anos por esta mesma política.
Acessem a reportagem: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/09/municipios-ficam-longe-de-meta-para-controle-de-diabetes-e-hipertensao-e-perdem-verbas.shtml?utm_source=whatsapp&origin=folha
Eu já fui gestor do SUS em municípios e no Ministério da Saúde e sei bem do contexto complexo e delicado da “pilotagem” atual em meio a tantos fatores intervenientes. Para melhorar o SUS é preciso melhorar os governos e para isso precisamos cuidar dos governantes! Esta é a nossa missão na UniverSaúde. Por isso, conheça o trabalho de impacto social que nós da UniverSaúde fazemos para preparar gestores e profissionais de saúde para o Programa Previne Brasil. Faça contato por meio do nosso site em http://www.universaude.com.br ou mesmo pelo WhatsApp em (11) 91097-5166.
Caro Gestor, colega profissional de saúde, este conteúdo fez sentido pra você? Quer tirar alguma dúvida? Precisa de apoio? Registre seus comentários aqui abaixo. Interaja conosco!
_________________
[A] Erico Vasconcelos é cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, em liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e com MBA em gestão de pessoas. Há 17 anos atua na gestão da Atenção Básica, do SUS, na Segurança e Qualidade e na Gestão Estratégica de Pessoas de organizações de saúde. Foi gestor de diversas organizações privadas e municípios. Atuou no Ministério da Saúde entre 2013 e 2016 no Departamento de Atenção Básica elaborando políticas e desenvolvendo ações de apoio e educação. Desde 2005 atua na formação em serviço de gestores e profissionais de saúde pelo Brasil afora. Trabalhou como Tutor e Coordenador de Cursos na EaD da ENSP, UnASUS-UNIFESP e na UFF. Foi Professor de Saúde Coletiva da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em outros cursos de várias Universidades. Fundou a UniverSaúde em 2016, uma startup que ajuda gestores a tornarem os projetos do SUS mais sustentáveis com soluções que integram gestão, educação e tecnologias. Já trabalhou em mais de 50 municípios e organizações. Atualmente desenvolve projetos com o Hospital Albert Einstein, dentre outros diversos municípios pelo Brasil afora.
Comments